CREDE 9 REALIZA O I FÓRUM ONLINE DO EIXO DE GESTÃO

cecom

No dia 13 de abril de 2020, a 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, através da Célula de Cooperação com os Municípios - CECOM, promoveu o I Fórum Online do Eixo de Gestão, com Superintendentes Pedagógicos, Gerentes Municipais do MAISPAIC e Coordenadores de Ensino dos municípios de sua jurisdição. Após uma abertura reflexiva sobre o período de isolamento social pelo qual estamos passando devido ao coronavírus, o Coordenador da CREDE 9, Professor Pedro Henrique Sampaio Silveira, deu as boas-vindas a todos os participantes, reforçou a importância das atividades remotas junto aos alunos das redes municipais e agradeceu o empenho de todos os envolvidos para garantir a continuidade do aprendizado das crianças e dos adolescentes, mesmo à distância.

Em seguida, foram discutidas algumas ações que a SEDUC e a CECOM 9 estão realizando em parceria com os municípios, a fim de garantir o aprendizado dos alunos neste período: o projeto #brincandoemfamilia, voltado para a Educação Infantil, o site Luz do Saber, voltado para o Ciclo de Alfabetização e o projeto #estudoemcasa, voltado para todo o Ensino Fundamental. Na ocasião, foram lançadas duas iniciativas elaboradas pela CECOM 9, mas que serão realizadas em parceria com os municípios: o #feedbackdaaprendizagem, que é um projeto de educação a distância com videoaulas feitas pelos formadores de Língua Portuguesa e de Matemática sobre as questões propostas pelo #estudoemcasa, para que o aluno possa avaliar seu próprio aprendizado; e o #lendoemcasa, que é um projeto de incentivo à leitura voltado para os alunos das séries iniciais, com a proposta da gravação da leitura dos alunos a ser realizada pelos pais, para acompanhamento dos professores e postagem nas redes sociais.

Além disso, foram tratados assuntos específicos do eixo de gestão, como a alimentação do sistema de bolsistas online,  informações sobre o andamento dos programas InteliGENTES e Aprender Valor, iniciados antes das medidas de isolamento social e a novidade da formação EAD MAISPAIC, que será realizada pela SEDUC diretamente para os professores municipais. A CREDE 9 agradece a todos que participaram do I Fórum Online do Eixo de Gestão e contribuíram para a sua realização.

Junho 2020