FÓRUM VIRTUAL DE GESTORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CREDE 9

Nesta quarta-feira, dia 1º de julho, a CREDE 9, através da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, realizou o Fórum Virtual de Gestores da Educação Pública, tendo como público-alvo Prefeitos, Secretários de Educação, Gerentes Municipais do MAISPAIC e Coordenadores de Ensino dos seus seis municípios. A acolhida do evento foi realizada pelo Prefeito de Horizonte Chico César, que deu as boas-vindas a todos os participantes e se colocou como colaborador para as discussões referentes às decisões educacionais diante da pandemia, mas também como acolhedor das sugestões dos demais municípios, no intuito de diminuir os prejuízos da educação horizontina nesse período.

Para tratar de questões referentes aos impactos financeiros e fiscais da pandemia à gestão municipal, o Fórum contou com a participação de André Carvalho. O consultor econômico-financeiro da APRECE comparou as frustações do FUNDEB dos seis municípios com os auxílios financeiros recebidos do governo federal, demonstrando que as gestões municipais precisam estar alerta perante às perdas, mas também apresentou soluções que as amparam legalmente para melhor gerir seus recursos em meio à pandemia, bem como perspectivas legislativas que, caso aprovadas, podem figurar como ressalvas para a situação financeira dos municípios.

Outro convidado que palestrou no evento foi o Deputado Federal Idilvan Alencar, apresentando o panorama legislativo do financiamento da educação no atual contexto nacional e fazendo reflexões acerca da luta a favor da PEC do FUNDEB, que entre outras medidas, visa incorporar à Constituição a garantia desse fundo para os municípios, sem prazo de validade, dada a sua importância na composição dos recursos financeiros da educação. Após as palestras, o Coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique Sampaio Silveira, deu continuidade à pauta, apresentando a construção coletiva do Documento de Referência para os Planos Municipais de Retomada até o momento.

Como sempre, a CREDE 9 agradece a participação dos gestores municipais presentes nesse produtivo momento de colaboração regional, na certeza de que todas as informações e sugestões apresentadas e discutidas irão contribuir para uma melhor gestão dos recursos durante esse período de perdas financeiras, que todos os municípios estão sofrendo por conta da pandemia, quando, em contrapartida, precisam investir em uma retomada responsável das atividades presenciais.

Imagem 1Imagem 2