Escolas da CREDE 9 estão desenvolvendo o Programa Círculos de Leitura de forma remota

Há mais de 15 anos o Instituto Braudel vem desenvolvendo o Programa Círculos de Leitura, com o objetivo de proporcionar aos alunos das escolas públicas brasileira a leitura e o contato com os clássicos da literatura mundial. A partir do conhecimento, em profundidade, das escolas públicas de diversas regiões do Brasil, desde 2000 o Programa Círculos de Leitura prepara estudantes líderes (multiplicadores) para conduzir grupos de leitura em suas escolas. Neles são lidos e discutidos os clássicos da literatura mundial – de Homero e Platão a Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Através das atividades do programas tem-se descoberto  adolescentes de grande potencial capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos.

Na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 9, como forma de desenvolver o prazer pela leitura e também fomentar o desenvolvimento do protagonismo estudantil dos seus alunos, vem desenvolvendo há mais de 5 anos, em parceria com o Instituto Braudel e a SEDUC o Programa Círculos de Leitura. Atualmente estão participando 5 escolas: EEEP José Maria Falcão (Pacajus), EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte), EEEP Pedro de Queiroz Lima (Beberibe), EEMTI Custódio da Silva Lemos (Cascavel) e EEMTI Marconi Coelho Reis (Cascavel), atendendo a um público de aproximadamente 2358 alunos do ensino médio. A intenção da coordenadoria é ir gradativamente expandindo-o para suas demais escolas de ensino médio.

Durante a pandemia do novo corona vírus, as atividades do programa estão acontecendo de forma remota. O Instituto Braudel em parceria com a SEDUC, CREDE e escolas realiza, quinzenalmente, encontros formativos com os alunos multiplicadores, que posteriormente, realizam-nos, semanalmente, com os demais alunos.

As escolas participantes têm utilizando as ferramentas: Google Meet, Whatsapp, Instagram, Facebock para desenvolver e publicizar as atividade do programa. A adesão dos alunos tem sido bastante positiva, já foram trabalhados de forma remota 03 clássicos da literatura mundial: Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach), Caminhos de Ulisses (James Joyce) e Noites Brancas (Fiódor Dostoiévski). Os alunos têm relatado que as atividades do programa têm sido uma forma de entretenimento para eles na quarentena, que as obras lidas proporcionaram discussões e reflexões profundas, contribuindo bastante para o desenvolvimento de suas competências socioemocionais.

O envolvimento dos alunos nas atividades remotas do programa, só veio ratificam a importância do mesmo como forma de desenvolvimento do prazer pela leitura e do protagonismo estudantil, tão desejados pela CREDE 9 e suas escolas.