CECOM 9 REALIZA JORNADA VIRTUAL EAD MAISPAIC

Os dias 26 e 27 de agosto foram de muito aprendizado para a CECOM 9 e para os formadores municipais de todos os eixos da nossa regional com a realização da nossa Jornada Virtual EAD MAISPAIC, em virtude do início da 2ª etapa das formações estaduais. Nas duas tardes, de 14 às 16h, os Tutores Regionais Andréia Aragão e Paulo César Batista ministraram momentos formativos voltados para o contexto de ensino-aprendizagem virtual.

No primeiro dia, após a abertura do Coordenador da CREDE 9, Pedro Henrique Sampaio Silveira, a Gerente Regional do MAISPAIC, Danielle Souza, apresentou o Design das Formações ESTADUAIS EAD MAISPAIC 2020.2, no qual destacamos as seguintes novidades: início da Formação para Gestores da Educação Infantil; ampliação do programa, com a assistência de mais dois componentes curriculares do 9º ano nas formações, Língua Inglesa e Ciências Humanas (Geografia e História). Após esse momento, os tutores realizaram uma oficina interativa sobre o Google Sala de Aula, plataforma na qual são disponibilizados os conteúdos das formações EAD MAISPAIC, tanto a nível estadual quanto a municipal.

No segundo dia, o Tutor Paulo César iniciou a Jornada apresentando uma palestra com o tema “Desenvolvimento Profissional Docente em Tempos de Pandemia”, na qual fez reflexões acerca da inserção dos professores no ambiente virtual, apontando avanços, mas também desafios que ainda precisam ser vencidos. Em seguida, a Tutora Andréia Aragão assumiu com a pauta “O Uso de Ferramentas Digitais na Construção do Conhecimento Pedagógico”, apresentando a funcionalidade e o manuseio de plataformas digitais que estão sendo bastante utilizadas atualmente, como Padlet, Mentimeter, Quizizz, Slido, Nearpod, Kahoot, Socrative e o Google Co-edit (formulário, slides, documentos e planilhas).

A CREDE 9 agradece a presença de todos nas duas tardes de formação, com a certeza de que muitos são os desafios para a inserção dos docentes nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, necessitando de nós uma prática de estudo contínua, mas também reconhece que nossa regional já avançou bastante nessa seara graças à competência e ao comprometimento dos nossos formadores municipais e à parceria da SEDUC/CREDE 9 com os municípios.